gravidez

Enquanto a ginecologia cuida da saúde do aparelho reprodutor feminino (vagina, útero, trompas e ovários) e mamas, cuidando da mulher desde a infância até a terceira idade, a obstetrícia lida com os fatores relacionados à reprodução humana.

O significado da palavra Obstetra tem origem no latim obstare, que significa “ficar ao lado”. É exatamente isso o que os obstetras fazem, acompanham todo o processo gestacional, desde o pré-natal até o pós-parto.

A Obstetrícia é a área da medicina que cuida da reprodução humana e de proteger a vida, uma vez que é o profissional que está ali para garantir uma elevada taxa de nascimentos bem-sucedidos e proteção à vida das mulheres.

Na Clínica Femina, temos o Dr. Pedro Françozo – Ginecologista e Obstetra.

Pré-Natal

Chama-se pré-natal as consultas periódicas para acompanhar a saúde da mãe e do bebê durante a gestação e até depois do parto. É nessas consultas que serão investigadas as doenças que podem afetar a gravidez. É o momento para a gestante tirar dúvidas, ser examinada, atualizar a vacinação e de conhecer o médico que realizará o seu parto. Geralmente as consultas são mensais até o 8º mês. Depois são quinzenais e semanais até o nascimento do bebê (salvo exceções que podem alterar esta ordem).

Parto

Existem dois tipos de partos: a cesárea (ou cesariana) e o parto normal.

O parto normal quase sem intervenções ou apenas se necessárias é o mais recomendado quando possível, entretanto, conforme for o caso ele pode sofrer intervenções médicas como anestesia, aplicação de ocitocina (hormônio sintético que induz as contrações uterinas) ou episiotomia (corte vaginal). Pode ser realizado em posições variadas ou ainda na água em uma banheira apropriada.

Quando o parto normal não é possível, a cesariana é uma cirurgia decisiva para garantir a segurança a mãe e ao bebê. Por ser uma cirurgia, a recuperação da mãe é mais lenta do que a do parto normal.

A decisão pelo melhor tipo de parto deve respeitar as preferências e condições da mulher dentro de sua condição médica e primar para que a mãe e o bebê possam ter a melhor condição possível. Por isso o pré-natal é imprescindível.

Puerpério

O puerpério é o período após o parto, momento em que ocorrem intensas modificações físicas e psicológicas nas mulheres. É um período de adaptação com o novo bebê e recuperação após o parto. Neste momento nosso foco é nos cuidados da mãe após o parto, com a cicatrização de cirurgia, em caso de parto cesáreo, ou a episiotomia, que é corte próximo à vagina, repouso e o retorno às atividades sexuais.


gravidezpré-natalpartopuerpério